quarta-feira, 15 de março de 2017

Cartão do Cidadão pode facilitar saque do FGTS; saiba como fazer

Fonte: Portal UOL
Apesar de não ser obrigatório para receber o dinheiro, o Cartão do Cidadão pode facilitar o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Com o cartão, é possível sacar em caixas eletrônicos, dependendo do valor.
Para valores até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do Cartão do Cidadão, mesmo que o trabalhador tenha perdido o documento. Para valores até R$ 3.000, o saque precisa do Cartão do Cidadão e da senha.

Como o cartão não é feito na hora, porém, pode não ser vantajoso para quem já pode fazer o saque mas ainda não tem o cartão. Nesse caso, pode ser melhor receber o dinheiro de outras formas.

Como fazer o Cartão Cidadão?
O Cartão do Cidadão pode ser pedido em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para que o atendimento seja mais rápido, a Caixa pede que tenha em mãos o número do NIS.


Feito o pedido, o cartão será entregue na casa da pessoa, ou então pode ser retirado na agência, como a pessoa preferir, segundo a Caixa.
Quando ficar pronto, é preciso fazer a Senha Cidadão para poder receber seu dinheiro usando o cartão.

A senha deve ser feita na agência da Caixa ou em uma lotérica (neste caso, é preciso ligar antes para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207).

Para fazer a senha, é preciso levar o termo de responsabilidade, documento obrigatório que pode ser baixado no site da Caixa. O banco avisa, porém, que ele só deve ser assinado na frente do atendente da agência ou lotérica.

Além do termo, é preciso levar pelo menos um documento de identificação com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.
Como abrir uma conta na Caixa?
Quem tem conta-corrente na Caixa pode pedir para receber os valores do FGTS direto nela, por meio do site das contas inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas) ou pelo telefone 0800-726-2017.

Se a sua ideia é abrir uma conta para facilitar o recebimento, porém, saiba que o tempo para abertura da conta pode variar, segundo a Caixa. Assim, se você nasceu em janeiro e fevereiro e já pode sacar o valor, talvez não seja vantajoso.
A conta pode ser aberta em uma agência da Caixa. Nas lotéricas, é possível formalizar a proposta de abertura de conta, que é finalizada em uma agência escolhida pelo cliente.

Para abrir a conta, é necessário:
Documento de identidade com foto
CPF (que esteja regularizado com a Receita Federal)
Comprovante de residência
Comprovante de renda (contracheque emitido pelo empregador, extrato de conta vinculada no FGTS, carteira de trabalho atualizada ou carnê de INSS com recolhimento em dia, entre outros)?

A Caixa afirma que não é necessário um valor mínimo para abrir a conta, mas o gerente pode negociar um depósito inicial, dependendo do propósito dela.

Como abrir uma poupança na Caixa?
Para quem tem conta poupança individual na Caixa, o crédito do FGTS será feito automaticamente no primeiro dia do calendário de pagamento.

Vá até uma agência Caixa, em um correspondente Caixa Aqui ou em uma lotérica com os seguintes documentos:
  • Documento de identidade com foto
  • CPF (que esteja regularizado com a Receita Federal)
  • Comprovante de residência

Assim como no caso da conta corrente, não é necessário depositar um valor mínimo para abrir a poupança. A abertura da poupança é imediata, segundo a Caixa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...