terça-feira, 6 de setembro de 2016

Veja quanto tempo trabalhar para se aposentar

Fonte: Diário de S. Paulo
O governo confirmou que vai propor uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres na reforma da Previdência. Os segurados terão de passar por um período de transição, chamado de pedágio, que é um tempo de permanência extra  na ativa para ter o direito. Entraram na regra os homens com 50 anos de idade ou mais e as mulheres a partir dos 45 anos.

O Diário mostra quanto tempo os segurados vão precisar trabalhar a mais para garantir a aposentadoria com um pedágio de  40% ou 50% – índices já sinalizados pelo governo. As estimativas foram feitas pelo advogado Luiz Felipe Pereira Veríssimo, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).

Para fazer o cálculo, é necessário verificar o período que falta para atingir o tempo de contribuição mínimo e colocar o adicional. Quanto mais próximo do tempo de pagamento exigido, melhor.

De acordo com as simulações, se for adotado um pedágio de 40%, o segurado com 31 anos de contribuição, hoje, precisaria ter 36 anos e sete meses para se aposentar. Ou seja, vai trabalhar 19 meses a mais. No caso da mulher, com os mesmos 40%, se ela tem 25 anos de contribuição ao INSS, para se aposentar terá de atingir 32 anos, e não mais os 30  necessários atualmente.


Questionada, a Casa Civil se recusou a detalhar como serão os cálculos para se chegar ao valor da aposentadoria.

Uma das propostas seria usar um método parecido com a aposentadoria por idade. Nesse tipo de benefício, calcula-se a média salarial do segurado, com os 80% maiores vencimentos desde julho de 1994, depois usa-se 70% dessa média, mais 1% para cada ano de pagamento ao INSS.

Para começar a valer, a proposta ainda precisa ser apresentada oficialmente pelo governo. Depois disso, terá de passar pela Câmara e pelo Senado. Com o fim do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a expectativa é que isso ocorra em breve.

João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, afirmou que a central é contra o estabelecimento de uma idade mínima. Para ele, as alterações nas regras devem valer para quem nasceu a partir de 2001.

Clique aqui e veja a tabela

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...