terça-feira, 2 de junho de 2015

“Linha D’Água” chega a Jundiaí


O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), 5 de junho, foi criado pelas Nações Unidas para estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. Em Jundiaí, este ano, o alerta é para o consumo racional da água, com a exposição “Linha D’Água – Travessias oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”, aberta ao público de 2 a 27 de junho, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”, com entrada gratuita.
 
Trata-se de uma mostra fotográfica gratuita que reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a média de 100 litros de água por habitante seria o bastante para realização das atividades domésticas e de higiene diárias. O navegador brasileiro Amyr Klink, porém, passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia e garante que foi suficiente. Essas e outras curiosidades tornam a exposição imperdível, principalmente em tempos de crise hídrica, em que quanto mais economia, melhor para todos.

“Linha D’Água” é dividida em 3 módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. 

Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente. O projeto inclui a distribuição de cartilhas e de catálogos do projeto e, além disso, as visitas à exposição contarão com monitores. 

A exposição em Jundiaí tem patrocínio da Air Liquide e apoio das empresas Sapa e Wabco, com projeto viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP). A produção executiva é da D’Color Produções Culturais, de Campinas. A exposição foi inaugurada em 2014 em São Paulo, passou por Itajaí, no estado de Santa Catarina, e inicia a agenda de 2015 em Jundiaí, com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão fica na Rua Barão de Jundiaí, 762, no Centro. A exposição “Linha D’Água – Travessias oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...