quinta-feira, 19 de março de 2015

Já pensou em salvar uma vida?

Fonte: Portal Prefeitura de Jundiaí
Entre milhões de pessoas, você pode ser a única esperança para quem aguarda um transplante de medula óssea. Doe uma pequena amostra de sangue e cadastre-se como doador. 

O Hemocentro da Unicamp estará na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), na próxima terça-feira (24), às 16h, para cadastrar possíveis doadores. Essa atividade é mais uma ação do trote solidário que envolve os calouros da instituição e está aberta a toda a população. O limite do Hemocentro é de 300 cadastramentos. 
 
O procedimento realizado dia 24 será a retirada de uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml), além do preenchimento de uma ficha com informações pessoais. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar.

A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
 
Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e realizar a doação.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...