quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Programação do Outubro Rosa começa hoje em Jundiaí

Fonte:Jundiai.com.br
Começa hoje a terceira edição do Outubro Rosa, campanha municipal de prevenção ao câncer de mama. A abertura oficial será no auditório do Hospital Universitário, às 13h30, quando haverá um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama.

A programação prossegue no dia 7. A Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. O grupo vai assistir à peça “Senhor Dodói”, às 15h30, e na sequência participará de palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.


No dia 19, será realizada a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A concentração será às 8h30, na Praça Pôr do Sol, com aula de zumba e animação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes.

Além disso, todas as unidades de saúde da rede pública vão intensificar as ações de prevenção da doença e incentivar a realização da mamografia. Algumas unidades também estão programando palestras e ações alusivas ao tema.

Os prédios públicos – Paço Municipal, Teatro Polytheama e Câmara Municipal – devem ganhar iluminação rosa, em alusão à campanha.

Campanha
O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. O foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer os fatores de risco e os sintomas mais frequentes da doença e de realizar a mamografia (indicada para mulheres com mais de 40 anos ou por indicação médica).

De janeiro a julho deste ano foram realizadas 14.038 mamografias (unilaterais ou bilaterais), um aumento de 416 exames em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Jundiaí, a Secretaria de Saúde disponibiliza mensalmente 2.440 vagas de mamografia e não há fila de espera. A média de exames realizados este ano é de 2 mil por mês.

No primeiro ano da campanha na cidade, foram diagnosticados 47 casos da doença. No ano passado, foram 55. Vale destacar que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura

Ações nas unidades (confirmadas até agora):
UBS Hortolândia
Dia 17 – Chá beneficente e palestra com a enfermeira Viviane sobre a campanha, importância da mamografia, etc.
UBS Rui Barbosa
Dia 15 – às 14h – Passeio no Parque da Cidade.
Dia 21 – às 14h – Conversa de roda com o ginecologista João.
Dia 30 – às 14h – Conversa de roda – relato de uma sobrevivente.
UBS Tarumã
Dia 24 – Roda de conversa com a enfermeira Fernanda e a ginecologista Ádila
UBS Tulipas
Dia 3 – Mutirão mamografia.
Dia 13 – Palestra com ginecologista Priscila Lombardi.
Dia 14 – Palestra sobre sexualidade com enfermeira Roseli.
Dia 15 – Palestra sobre câncer de mama e colo uterino. Gincana e brincadeiras, como a corrida do batom, no Jardim Botânico Tulipas.
Dia 16 – Dia da Beleza, em parceria com o Senac (Jardim Botânico Tulipas).
Dia 17 – Caminhada contra o câncer de mama (concentração em frente à Igreja Católica).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...