quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cartilha do Eleitor Consciente para esclarecer os cidadãos sobre as eleições de 2014

Ag. Diap
Como parte dos preparativos para as Eleições Gerais 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma série de iniciativas para conscientizar o eleitorado brasileiro. Uma delas é a Cartilha do Eleitor Consciente com o objetivo de esclarecer o eleitor e tirar suas dúvidas sobre o processo eleitoral, bem como incentivar a escolha consciente do presidente e vice-presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais ou distritais. O material também visa ampliar a fiscalização por parte dos cidadãos de eventuais irregularidades cometidas durante o processo eleitoral.

Num texto claro e objetivo, a cartilha foi organizada no formato de perguntas e respostas, por meio das quais o eleitor poderá se informar sobre o processo eleitoral, como participar melhor das eleições, escolher o seu candidato ou quais as principais irregularidades que podem ocorrer nas campanhas eleitorais. O voto obrigatório, as consequências do voto nulo, o cronograma das eleições de 2014 e as atribuições dos cargos que serão eleitos em outubro também são alguns dos assuntos abordados nas 35 páginas do material produzido pela EJE/TSE.

A importância da participação do eleitor no processo político teve uma atenção especial na concepção da cartilha. "O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público para melhoria do país, dos estados e dos municípios", diz o texto. E arremata: "o eleitor deve fiscalizar os políticos eleitos, ficar de olho no que está acontecendo e acompanhar os projetos que estão em debate e votação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Apresente sugestões ao deputado e/ou senador que você elegeu. Entre em contato pessoalmente, por carta, telefone ou por e-mail. Participe de forma efetiva".

Confira o conteúdo da cartilha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...