sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Atualização de cadastro no INSS não é mais agendada

Fonte: Agora São Paulo
Os segurados que precisam atualizar o tempo de contribuição no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) devem ir direto à agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou esperar o pedido da aposentadoria para fazer a inclusão dos anos de trabalho que estão fora do cadastro.

Há alguns meses, o órgão não faz mais o agendamento desse serviço e, no último dia 3, distribuiu um memorando interno confirmando o fim desse agendamento.

De acordo com o INSS, "o memorando determina uma alteração no fluxo de atendimento, de modo que a atualização de tempo de contribuição deixa de ser um serviço agendável".

Câmara dos Deputados lança Escola Virtual de Cidadania para educação política

A Câmara dos Deputados lançou, nessa terça-feira 8/11, a Escola Virtual de Cidadania (EVC), um produto voltado para educação política do cidadão. Na EVC, o cidadão encontrará gratuitamente conteúdos para capacitação e disseminação de conhecimento, de forma a contribuir para o aprimoramento da qualidade do debate político e para formação política.

Conteúdos
A Escola Virtual de Cidadania vai disponibilizar cartilhas em pdf para download, cursos online, jogos e vídeos com temas que envolvem processo legislativo e cidadania, como, por exemplo, “O que faz uma CPI?”, “O que é Ciência Política?” ou “Como uma entidade civil organizada pode propor leis?”, entre outros. Alguns cursos possuem certificado, com validade em diversos órgãos públicos.


Cursos presenciais

A EVC também vai concentrar programas presenciais oferecidos pela Câmara, como o “Missão Pedagógica no Parlamento”, “Parlamento Jovem Brasileiro” e “Estágio-Visita de Curta Duração”.


O novo produto está disponível em www.camara.leg.br/evc.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Expectativas de alta para vendas de Natal

Fonte: CNC
O próximo Natal deverá registrar a menor taxa de crescimento do volume de vendas desde 2005 e movimentar R$ 31,8 bilhões. A primeira previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feita em agosto (+4,5%), foi revisada para cima em setembro (+4,8%) e, novamente, elevada em outubro (+5,0%), mantendo-se nesse patamar desde então.

Em decorrência da manutenção de previsão de crescimento das vendas, a expectativa de contratação de trabalhadores temporários manteve-se praticamente inalterada em relação à estimativa anterior, ou seja, 124,3 mil vagas devem ser abertas para suprir o aumento sazonal de demanda no varejo – um aumento de 2,8% em relação ao Natal passado. Os segmentos de hiper e supermercados e de vestuário e calçados deverão responder juntos por 70% da demanda por trabalhadores temporários no período – portanto, 86,9 mil vagas. A expectativa da CNC é que aproximadamente 12% desses empregados sejam efetivados após o Natal.

Direitos do Estagiário

Fonte: Conselho Nacional d Justiça - CNJ

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dirigentes sindicais participam de curso de dicção e oratória


Fonte: CSB
Nos dias 28 e 29 de outubro, a Central dos Sindicatos Brasileiros, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, promoveu o curso de “Dicção e Oratória – Comunicação de Alto Impacto” para dirigentes sindicais da base. 

Precursora de uma série de cursos para a capacitação sindical, a oficina sobre comunicação de alto impacto, em que pesam habilidades de dicção e oratória, evidencia a preocupação da Central com a educação política e formação de repertório dos dirigentes.

Partindo da premissa de que a comunicação é elemento essencial às relações humanas, o curso desenvolveu-se por meio de três objetos de exame: A evolução da Comunicação, a Fala em público e a Preparação e Planejamento do discurso para, então, propor exercícios práticos para o desdobramento das habilidades individuais de cada dirigente.

STF deve definir novela da terceirização

Fonte: Estadão
É a primeira vez que o tribunal julga o mérito da questão. Na prática, a decisão pode abrir caminho para se liberar qualquer forma de terceirização. Isso porque a súmula regulará a prática no País, criando jurisprudência para todas as decisões judiciais sobre o tema.

O recurso relatado pelo ministro Luiz Fux definirá se, à luz da Constituição e não havendo norma legal específica em contrário, é possível proibir a terceirização de uma atividade sob o argumento de que se trata de atividade-fim da empresa.

Decisão favorável à Cenibra vai representar, na prática, uma antecipação da reforma trabalhista de Michel Temer.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Confira as vagas de 8/11 no PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) tem vagas de emprego abertas para esta terça-feira (8). Os interessados devem comparecer à rua Zacarias de Goes, 530 – Centro. O atendimento do PAT Jundiaí é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho, PIS ou cartão do cidadão.

O PAT informa que durante toda a semana poderá haver alteração no quadro de vagas, pois essas podem ser preenchidas a qualquer momento e outras são disponibilizadas. Informa ainda que algumas vagas contam com requisitos solicitados pelas empresas.

Confira as vagas:
Auxiliar de armazenamento
Auxiliar de cozinha
Auxiliar de enfermagem do trabalho – técnico em auxiliar do trabalho concluído;
Auxiliar de deposito
Auxiliar de produção na confecção de roupa
Chefe de serviço de limpeza – somente candidatos de Jundiaí, como moto própria;
Cozinheiro Industrial
Conferente de carga e descarga
Costura máquina Industrial
Mecânico de refrigeração – somente candidatos de Jundiaí e Várzea Paulista;
Montador de centrais elétricas – cursos de comandos elétricos, somente candidatos de Jundiaí;
Motorista carreteiro – somente candidatos de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Cabreúva;
Operador de maquina empilhadeira
Vendedor de comercio varejista.

Geração on demand

Fonte: Tabuol
Um choque entre expectativa e realidade. A expectativa de encontrar o uso equlibrado da tecnologia e a realidade de uma geração que desconhece restrições de acesso ao conteúdo desejado. Na era da internet ilimitada, como ensinar a crianças conectadas que a vida tem limites?

Geração on demand é uma matéria que chama a atenção para esta nossa realidade. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Curso de Formação Política e Sindical


Fonte/Foto: CSB
Teve início, hoje, 7/11, o Curso de Formação Política e Sindical da CSB. Em parceria com a EXCOLA – Escola de Excelência em Formação Social, a iniciativa visa fortalecer as lideranças nacionais e está focado em oferecer aos dirigentes preparo político e ideológico. O curso permite entender o processo histórico brasileiro e suas consequências no dia a dia da classe operária, além de apresentar métodos eficazes de gestão e contabilidade sindical.

Preocupada em aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelo sindicato aos trabalhadores, a presidente Maria Aparecida Feliciani, esta participando desta qualificação. "Preparação para os embates que diariamente se apresentam ao trabalhador é ferramenta fundamental para o fortalecimento do sindicato e da categoria, considerou ela.

Realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, o curso possui três módulos – Trabalhismo, Estrutura Sindical e História, Contabilidade e Capacitação Sindical. Divididas em 26 horas, as aulas abordam temas como administração, estudo jurisprudencial, estatuto, democracia e função sindical.

Na abertura do evento o presidente da CSB, Antonio Neto, lembrou que a  forma mais adequada de interferir e mudar a vida do trabalhador é por meio da qualificação daqueles que atuam em favor de seus direitos – os dirigentes sindicais. Por isso, favorecer a qualificação é um dos princípios ideológicos da Central dos Sindicatos Brasileiros.

Segurança na internet

Fonte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...