segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Livro que conta a história do 1º de Maio é relançado em São Paulo

Antonio Neto assina prefácio da obra, que também conta com textos dos presidentes das outras cinco centrais
Fonte: CSB
Para comemorar os 130 anos do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, as seis centrais sindicais brasileiras CSB, UGT, CTB, CUT, Força Sindical e Nova Central Sindical, junto com o Centro de Memória Sindical (CMS), relançam o livro “1º de Maio: cem anos de luta”, de José Luiz Del Roio, de 1986, que nesta nova edição é intitulado “1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas” e tem apresentação de João Guilherme Vargas Neto.

A obra, publicada pela primeira vez há 30 anos pelo CMS, terá sua reedição lançada no próximo dia 19 de setembro no Sindicato dos Comerciários de São Paulo. A nova edição mantém o texto original, atualizando os prefácios, que serão assinados pelos presidentes das centrais Antonio Neto, Paulo Pereira da Silva, Ricardo Patah, Vagner Freitas, Adilson Araújo e José Calixto Ramos, além do prefácio do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto.

O livro usa como fio condutor da história do trabalhador a Revolução Industrial do século 18 e mostra que o operariado sempre buscou se organizar e reagir às injustiças sociais. De acordo com o autor da obra, este evento histórico alterou profundamente a vida do trabalhador braçal. Os operários, inclusive mulheres e crianças, viviam em péssimas condições, com salários que se restringiam à subsistência e com uma jornada de trabalho exaustiva que acentuava estas condições.

“1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas”, de José Luiz Del Roio, tem como objetivo promover a reflexão das bandeiras de lutas da classe trabalhadora, além de conscientizar o trabalhador contra a exploração capitalista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...