sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Eleição: Escolha Consciente!

Numa democracia as eleições são de fundamental importância, um direito e um dever, um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida, afinal os políticos são os administradores dos impostos que pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanhar com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. 

Neste momento, nossa escolhe se resume a dois candidatos para a presidência da república. Escolha difícil, que vai gerar muitos votos brancos e nulos. Ficar em cima do muro não resolve nada, por isso, talvez seja bom lembrar o que disse Berthold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não deve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe o coitado que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. 

Posicione-se, faça uma escolha, ainda que seja a “menos ruim”!

10 pequenas coisas que fazem uma grande diferença!

Fonte: Dicas Profissionais/Luiz Marins

(...) Dicas simples que fazem uma enorme diferença para melhorar o clima no trabalho:

* Lembre-se sempre de dizer “com licença”, ”por favor” e “obrigado”, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;
* Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
* Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;
* Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
* Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
* Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
* Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
* Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
* Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
* Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Esperança: Aposentado que volta a trabalhar poderá ficar isento da contribuição ao INSS

Fonte: Agência Senado
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/2013, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), isenta o aposentado que retornar ao trabalho da contribuição para a seguridade social. A PEC aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 A autora argumenta que muitos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS) retornam ao mercado de trabalho justamente porque os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são baixos. Mas, ao retornar à atividade laboral, acrescenta Lídice, o idoso volta a pagar a contribuição para a seguridade social, o que a senadora considera injusto.

Em sua justificativa, a autora explica que “a nova contribuição [imposta ao aposentado] não possui nenhuma contrapartida, já que o aposentado que volta ao trabalho não receberá nenhum outro benefício previdenciário correspondente, portanto, ela não deve existir”.

Lídice lembra que a isenção da contribuição social ao aposentado que volta à ativa, poderá beneficiar também o empregador, que não terá que arcar com sua parcela da contribuição social.

Centrais sindicais preparam 1ª Marcha das Mulheres Negras

As centrais sindicais e entidades que defendem os negros estão preparando a 1ª Marcha das Mulheres Negras, que será realizada no dia 13 de maio de 2015, em Brasília. O objetivo é despertar a consciência da sociedade brasileira contra o racismo, a violência e as desigualdades sociais no País. 

Será a primeira vez que as mulheres negras sairão às ruas para lutar especificamente pelos seus direitos, porque recebem baixos salários, são vítimas de violência, têm menos oportunidades de estudar que as mulheres brancas, entre outros. Por exemplo, a diferença salarial entre a mulher negra e os homens não negros (que ganham os melhores salários) é de 46%.  

As mulheres negras são discriminadas no mercado de trabalho não apenas por serem mulheres (que já recebem rendimentos inferiores aos dos homens), mas também por serem negras, já que seus rendimentos são ainda inferiores aos das mulheres não negras.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

10 Dicas para enfrentar o mercado de trabalho

Fonte: Lista10 c/dados Bolsa de Talentos
1º. Estude sempre, não pare. Se você tem nível de 2º grau, faça um bom curso superior, se tem nível superior, busque uma pós-graduação como a do Senac. Clique para conhecer.

2º. Domine a Informática. Saiba operar um microcomputador, no mínimo.

3º. Use a Internet. Navegue na Internet e se mantenha conectado com o mundo e tenha acesso a oportunidades.

4º. Defina seus objetivos. Saiba o que quer e como chegar lá, isto evita perda de tempo, energia e dinheiro.

5º. Acredite e invista em você. Você é um ser que possui talentos, um potencial infinito, aproveite este fato, desenvolva-se, busque diferenciais qualitativos.

6º. Desenvolva e cultive uma rede de relacionamentos profissionais (networking), na empresa e fora dela. Configura um importante canal de ajuda nos momentos críticos e de prospecção de oportunidades.

7º. Seja (ou busque ser) criativo. O profissional que apresenta soluções e idéias inovadoras será valorizado.

8º. Seja ético nos seus atos. O sucesso profissional obtido às custas do prejuízo dos outros é efêmero.


9º. Desenvolva sua capacidade de entender e lidar com gente. Trabalhe em equipe, relacione-se, compartilhe , ensine as pessoas. Seja um profissional integrado e importante na sua empresa.



10º. Seja um profissional polivalente, um multiespecialista. Busque conhecimentos e habilidades em outras áreas.

Salários das mulheres recupera defasagem em relação ao dos homens em 2014

Fonte: Blog do Planalto
As mulheres estão avançando para a redução da defasagem salarial entre o que elas ganham e o que é pago aos homens. É o que revelam os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana. Com relação ao salário médio real de admissão por grau de instrução, por exemplo, as mulheres sem escolaridade tiveram ajuste de 3,18% no emprego com carteira assinada, enquanto homens nesta mesma condição receberam 0,82% a mais entre janeiro e setembro de 2014, em relação a igual período do ano passado.

Atualmente, a defasagem salarial de gênero ainda existe em todas as regiões do País. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2013 (Pnad/IBGE) – que é mais ampla que o Caged por abrangir outras formas de trabalho sem carteira assinada – mostram que no início da década passada o rendimento das mulheres equivalia a 70% do rendimento dos homens. Dez anos depois, em 2012, a diferença, segundo a Pnad, ficou ainda maior, subindo a 73%. No grupo com 12 anos ou mais de estudo, o rendimento feminino cai para 66% da renda masculina.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aviso Prévio

Conselho Nacional de Justiça - CNJ

Franquias focam na fatia da população acima de 60 anos

TRT/MG
Fonte: Brasil Econômico
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros acima de 65 anos deve quadruplicar até 2060 e chegar a 58,4 milhões. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2050 serão mais de dois bilhões ao redor do mundo com mais de 60 anos. Na busca de soluções para esta faixa da população, as franquias começam a diversificar serviços. Antes, o foco eram apenas as empresas de cuidadores. Mas um olhar mais atento abriu espaço para outras iniciativas.

A Prepara Cursos é uma delas e criou um curso de informática para a chamada “Melhor Idade”. As aulas permitem o primeiro contato com o computador, informações básicas de informática e conhecimentos para a navegação na Internet, incluindo redes sociais. O Centro Britânico, franquia de cursos de idiomas, idealizou o curso Golden Years, para pessoas com mais de 55 anos. O nível básico tem duração de dois semestres. Já a academia Bio Ritmo criou o programa Bio Master, com aulas de alongamento, pilates e reeducação postural para idosos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Instituto Federal abre inscrições para curso técnico


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) abriu as inscrições para o processo seletivo destinado ao curso de técnico em comércio, nesta segunda-feira (20). As aulas para o período noturno serão no campus avançado de Jundiaí, localizado no Complexo Argos. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas. 

A instalação do Instituto Federal no município faz parte do Programa de Metas criado pelo prefeito Pedro Bigardi. O objetivo é garantir a valorização da educação e o acesso da população às modalidades de ensino oferecidas gratuitamente pela instituição, inclusive ensino superior.


Os interessados em participar do vestibulinho precisam estar cursando, na data da matrícula (janeiro de 2015), o 2º ou 3º anos do Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa de ensino. As inscrições devem ser efetuadas até às 15h do dia 19 de novembro, pela internet: www.ifsp.edu.br/processoseletivo. A taxa de inscrição é de R$ 20.

A prova será realizada dia 14 de dezembro, às 13h, em local a ser definido. A elaboração, aplicação e correção dos exames são de responsabilidade da CETRO Concurso Públicos.

Caminhada reforça chamado para o Outubro Rosa

Portal Prefeitura Jundiaí
Mais de 1 mil pessoas estiveram neste domingo (19) na “Caminhada Rosa” promovida pela Prefeitura de Jundiaí, dentro do Parque da Cidade. O evento reforça a mensagem de prevenção do câncer de mama da campanha Outubro Rosa e marcou a forte tendência de crescimento de exames preventivos na rede municipal de saúde.
(...) O evento teve serviços de saúde (como aferição da pressão arterial e glicemia) do programa Ativação, da Federação Paulista de Esportes e Fitness, e aulas de zumba e de prevenção de Aids, além do apoio do Instituto Avon e de laboratórios como a Afip.

MTE quer avançar na criação e capacitação da gestão de políticas públicas

Ag. Diap
Parceria assinada dia 16/10, entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) pretende transformar os dados do governo para a área do trabalho, emprego e renda em subsídios para a formulação e avalição de políticas públicas. O projeto tem nove eixos de atuação e integra o plano de modernização do MTE, envolvendo as secretarias nacionais, de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), de Economia Solidária (Senaes) e de Relações do Trabalho (SRT).

Saiba mais...Ag. Diap

Exames para prevenir o câncer de mama

Mamografia - Ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.

Ultrassonografia mamária - A técnica é usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É um método auxiliar da mamografia, somando dados e levando a um diagnóstico mais preciso. É indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses. 

Auto-exame - O auto-exame das mamas deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. 

O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras: 

Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda. 

Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.

Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...