sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Caminhada Rosa!

A Caminhada Rosa deste sábado (19), a partir das 8h30 no Parque da Cidade, é o momento principal da campanha de prevenção do câncer Outubro Rosa. E a adesão de toda a rede pública da Secretaria de Saúde à iniciativa é intensa. 

Nesta sexta-feira (18) ocorre uma palestra para policiais militares no auditório do Ciesp Jundiaí, a partir das 9h, com a coordenadora do Ambulatório da Saúde da Mulher, Aldaiza Estela, em iniciativa promovida pela major Carla Basson Niglia, do 11º Batalhão da Polícia Militar.

Ainda sexta-feira, a UBS Vila Comercial promove uma caminhada a partir das 7h, saindo da caixa de água do bairro Boa Vista até a praça ao lado da unidade, onde haverá aula de ginástica e café da manhã aos participantes.

Também na sexta, acontece na UBS Anhangabaú um mutirão de exames do tipo papanicolau para as mulheres, acompanhado de distribuição de bombons.


Outra atividade nesta sexta também foi programada pela UBS Tulipas com uma caminhada seguida de zumba e café da manhã comunitário com sorteio de brindes doados pelo comércio. Antes, na quinta-feira (17), uma palestra sobre climatério acontece no salão comunitário a partir das 14h com alunos da Faculdade de Medicina.
Fonte: Portal Prefeitura Jundiaí

Câmara Federal fará sessão solene em homenagem aos Comerciários

Dia 30 de outubro se comemora oficialmente em todo o Brasil o Dia do Comerciário, um tributo a maior categoria profissional do país que soma hoje mais de 16,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca de 12 milhões são representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC.

A data não passou em branco pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP), presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, que apresentou requerimento para que o plenário da Câmara prestasse justa homenagem aos Comerciários no seu dia.

A sessão solene foi marcada para o dia 30 de outubro, às 11h, no plenário principal da Câmara dos Deputados. O evento é aberto e o deputado Santiago espera contar com a presença de toda a Diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários e dos parlamentares que assinaram a lista de apoio para a constituição da frente em março deste ano. São 178 deputados e 22 senadores que disseram sim para a formalização desta que é a maior frente parlamentar já constituída no Congresso Nacional.

“A categoria comerciária é um gigante que faz gerar e circular a riqueza do país, mas não recebia da esfera legislativa o devido respeito e atenção. Este ano, em que alcançamos a regulamentação da profissão e criamos a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, começamos a mudar esta história. A homenagem da Câmara é justa e oportuna”,  explica Santiago. 

Fonte: CNTC

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lembrar já é uma forma de luta!

Foto: CC BY-NC-ND 2.0 / Flickr - Meanest Indian

Atualize a caderneta de vacinação

Hoje é celebrado o Dia Nacional de Vacinação. As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.


A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Atualmente, a cobertura vacinal no Brasil imuniza não apenas crianças, mas também oferece vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

Aproveite a oportunidade, procure o posto de saúde mais próximo e atualize a caderneta de vacinação.

Plano de saúde individual fica 71% mais caro

Quem procura contratar um plano de saúde individual tem dificuldade de achar opções no mercado e, quando as encontra, tem de amargar mensalidades até 71% mais altas do que as prestações dos contratos coletivos. A maioria das operadoras não trabalha mais com os planos único do cliente e agora vende basicamente as modalidades empresariais e coletivas.

Na capital, por exemplo, o consumidor tem na prática duas empresas que oferecem planos individuais, a Unimed Paulistana e a Prevent Senior, voltada para a população com idade superior a 59 anos. Se um cliente de 35 anos optar por um contrato individual na Unimed, vai pagar valores que podem ficar até 71% acima da custo de um plano coletivo.

Todo trabalhador deve saber sobre "onde trabalha"...

Fonte: TRT10

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Outubro Rosa dobra procura por mamografias


A campanha internacional de prevenção do câncer de mama do Outubro Rosa, que tem a grande caminhada marcada para este sábado (19), no Parque da Cidade, já provocou um salto de 50% na marcação de exames especiais de mamografia. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número chegou a 2.478 até terça-feira (15). 

Em setembro, a média desse período foi de 1.569 exames. E os pedidos na primeira metade de outubro também já ultrapassaram todos os atendimentos do mês anterior, que foram de 2.138. 


Além de poderem ser marcadas em toda a redes de unidades de saúde, as mamografias devem ser reservadas diretamente no evento de sábado (19), que acontece entre 8h e 12h com diversas atrações.

A campanha está sendo marcada pela adaptação de luzes noturnas na tonalidade rosa em diversos espaços de Jundiaí. Depois do Paço Municipal, também a Câmara, o Teatro Polytheama, o Shopping Paineiras e a Associação Terapêutica de Estimulação da Linguagem estão com sua iluminação em tons relacionados ao tema. Nesta terça-feira (15), foi a vez do Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa. 

A mamografia é indicada para as mulheres acima dos 40 anos porque detecta nódulos mamários menores do que aqueles percebidos pelo toque.

E as mulheres em situação mais vulnerável contam no Ambulatório de Saúde da Mulher com todo o apoio de orientação sobre os direitos sociais nesse contexto, como o saque do Fundo de Garantia (FGTS), o benefício da prestação continuada (BPC), o auxílio-doença, o cartão especial de gratuidade no transporte coletivo de Jundiaí, o processo de fornecimento gratuito de próteses, a cirurgia plástica reparadora (caso seja necessária) e outros diretos como cartão de estacionamento especial, isenção de impostos e quitação de dívidas.
Fonte: Portal prefeitura Jundiaí

Falta de acordo leva Justiça a prorrogar convenção coletiva

A Justiça do Trabalho passou a prorrogar automaticamente as convenções coletivas de trabalho já vencidas quando não há novo acordo entre sindicatos de trabalhadores e de empresas. Nos chamados dissídios coletivos - ações movidas quando não há consenso entre as partes -, os juízes têm aplicado a nova redação da Súmula nº 277, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), publicada em setembro de 2012.

Com a mudança, o acordo anterior é automaticamente renovado, e só pode ser revogado se houver nova negociação. Antes, cabia ao magistrado definir quais benefícios seriam mantidos e em quais condições. A Súmula 277, editada em 1988, determinava que as vantagens fixadas entre empresas e trabalhadores valeriam enquanto vigorasse a convenção coletiva - por um prazo de um ou dois anos.

Para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), porém, o novo texto só se aplica a convenções coletivas vigentes a partir de 25 de setembro de 2012.

Alunos terão acesso gratuito a materiais escolares de uso coletivo

Escolas poderão ser proibidas de exigir dos alunos o fornecimento de material escolar de uso coletivo ou de cobrar pagamento adicional para cobrir os custos desses materiais. É o que prevê o PLC 126/2011, aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa de Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) nesta terça-feira (15) por unanimidade.

De acordo com o texto, os custos de material escolar de uso coletivo nas escolas deverão ser sempre considerados no cálculo do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.

Para o autor do projeto (PLC 126/2011), deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), são abusivos os contratos de prestação de serviços educacionais que exigem dos estudantes a aquisição de material que será utilizado coletivamente por eles ou pela administração da escola.

Favorável à proposta, a relatora, senadora Ana Rita (PT-ES), criticou a inclusão nos contratos de valores adicionais por serviços educacionais. Como observou a senadora, o consumidor que não quiser pagar valores abusivos inseridos pelo contratante terá que arcar com custos elevados em caso de rescisão contratual.

A proposta, já aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), tramita de forma terminativa na CMA. Se não houver recurso para deliberação em Plenário, seguirá para sanção da presidente da República.
Fonte: Ag Senado

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Trabalho ilegal atinge 2,1 milhões de crianças no Brasil


Na semana em que se comemorou o Dia das Crianças, o Brasil teve pouco a festejar. Segundo levantamento do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), cerca de 2,1 milhões de jovens brasileiros com idades entre 10 e 17 anos trabalham em situação irregular. 

Isto é, crianças e adolescentes em uma faixa de idade em que o trabalho é totalmente proibido por lei – até 13 anos – estão submetidas a atividades informais e sem proteção da Lei de Aprendizagem.

Alterada regra do seguro desemprego

O governo alterou uma das regras para a concessão de seguro-desemprego. O trabalhador que solicitar o benefício a partir da segunda vez, dentro de um período de dez anos, terá que fazer curso com o mínimo de 160 horas para receber o pagamento. 

Antes, o curso deveria ser feito a partir do terceiro pedido de seguro-desemprego no prazo de dez anos. A alteração está no Decreto 8.118 publicado na edição de sexta-feira (11/10) do Diário Oficial da União.

O curso, com o mínimo de 160 horas, deve ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional. No ano passado, o Decreto 7.721, de 16 de abril, havia instituído a condicionalidade do curso.

O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa para auxiliá-los na manutenção e na busca de emprego e inclui ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Fonte: Agência Brasil

Todo trabalhador deve saber sobre segurança...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...