sexta-feira, 12 de abril de 2013

Inflação para idosos acumula alta maior que a do índice para a população em gera


Agência Brasil - Vinícius Lisboa 
Edição: Juliana Andrade 
O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) acumula alta maior do que o Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR) no período de janeiro a março, informou hoje (12) o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV). No primeiro trimestre de 2013, o índice teve variação de 1,82%, somando 6,34% de alta em 12 meses, contra 6,16% do índice geral no mesmo período.

O acréscimo de 0,23 ponto percentual na taxa verificado entre o último trimestre de 2012 e o primeiro deste ano decorre principalmente do grupo alimentação, que passou de 2,13% para 6,52% no período. A alta foi puxada principalmente pelas hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -13,02% para 46,67%.

Centrais realizam ato contra alta de juros na próxima quarta-feira


As centrais sindicais – Força Sindical, CTB, UGT e NCST – realizam na próxima quarta-feira (dia 17) um ato pela redução da taxa básica de juros, mesmo dia em que os membros do Comitê de Política Monetária (COPOM) estarão reunidos, em Brasília, para definir a nova taxa selic.

O ato acontece a partir das 10 horas em frente a sede do Banco Central, na Avenida  Paulista, 1804, em São Paulo.

Sindicalistas de diversas categorias devem participar do ato que vai cobrar do governo medidas para reduzir a taxa que hoje, está em 7,25% , e continua entre as maiores registradas no mundo.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Senado aprova projeto que permite desaposentadoria de trabalhadores


Agência Brasil - Marcos Chagas 
Edição: Fábio Massalli


Brasília – A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, em 10/4, o projeto de lei que permite aos contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que se aposentaram por tempo de contribuição ou pelo critério da proporcionalidade requerer novo cálculo do benefício e optar pelo mais vantajoso, caso permaneçam na ativa. É a chamada desaposentadoria.

Pela legislação atual, a Previdência Social não reconhece a renúncia de aposentadoria a esses beneficiários e mantém a contribuição ao INSS sem qualquer contrapartida. A matéria foi aprovada em caráter terminativo na semana passada, mas precisava ser confirmada em segundo turno e vai para análise da Câmara.

O relator do projeto, senador Paulo Davim (PV-RN), destacou que a Justiça tem reconhecido o direito dos contribuintes a um valor melhor de benefício caso permaneçam trabalhando depois de aposentar. Pelo texto, o contribuinte não perderá os valores recolhidos ao INSS por ocasião da primeira aposentadoria. O projeto de lei proíbe qualquer possibilidade de a Previdência Social requerer, quando perde a causa na Justiça, a devolução dos valores das aposentadorias pagas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Falta sangue no hemonúcleo de Jundiaí

O hemonúcleo de Jundiaí está em alerta. As doações na Colsan caíram em dezembro do ano passado e não melhoraram desde então. Sem as doações, as urgências e emergências nos hospitais da região ficam comprometidas. Cirurgias podem ser canceladas pela falta de sangue.

As doações que chegam ao banco de sangue de Jundiaí atendem 13 hospitais da região. Entre eles, a Santa Casa deItatiba (SP) e o Hospital São Vicente, que é referência para oito municípios. A geladeira do hemonúcleo da cidade está praticamente vazia.

Pessoas entre 16 e 67 anos podem ajudar e doar sangue. Basta comparecer ao banco de sangue mais próximo portando um documento de identificação com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Mesmo no frio, é importante doar.

A Colsan de Jundiaí fica na Av. XV de Novembro, 1.848, no Centro e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h. Ajude a salvar uma vida!
Fonte: G1

Seguro Desemprego está muito demorado


Perder o emprego não é o único problema enfrentado por alguns trabalhadores, especialmente no estado de São Paulo. Em algumas regiões, como a capital e cidades do entorno, o seguro-desemprego leva até quatro meses para sair. Antes, a primeira parcela era liberada, em média, em 40 dias.

A troca do programa de informática que cruza as informações do Ministério do Trabalho com o INSS e a Receita Federal, que deveria agilizar a liberação do benefício, deixou o sistema mais lento. Filas se tornaram frequentes e, muitas vezes, o desempregado tem de voltar no dia seguinte porque o programa  simplesmente não funciona.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

8 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer


Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenadde células que invadem tecidos e órgãos.

Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. No Brasil, todos os tipos ddoença possuem tratamento na rede pública de saúde.

Estuddo Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva (Inca) - aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração. Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância ddiscussão sobre a doença e estimular políticas de prevenção  foi instituído o Dia Mundial dCombate ao Câncer, em 8 de abril.

Medicina continua a serviço dos crimes de tortura em todo o mundo


Rede Brasil Atual - Cida de Oliveira
Apesar de mudanças na lei em diversos países, criação de códigos de ética e avanços no campo dos direitos humanos e do Direito Internacional, os crimes de tortura não só continuam a ser praticados como método de obtenção de informação com uso da força como ainda contam com o respaldo da Medicina – um elemento indispensável no aprimoramento da prática. A constatação é da advogada Virginia Novaes Procópio de Araujo, que durante dois anos pesquisou o ato médico no crime de tortura para sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Direito da USP.

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, é comemorado com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.

Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é um bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente e saúde começa com saneamento básico, educação, higiene, segurança alimentar e políticas de prevenção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...