sexta-feira, 19 de agosto de 2011

IR: aposentados e pensionistas com 60 anos poderão ficar isentos

Os aposentados e pensionistas pelo Regime Geral de Previdência Social poderão deixar de pagar o Imposto de Renda a partir do mês em que completarem 60 anos. A proposta, aprovada, quarta-feira (17), também pela CAS, será agora analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa e, se aprovada, encaminhada para votação na Câmara dos Deputados.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas

Dia 17 de agosto, cerca de 100 mil mulheres coloriram Brasília, na Marcha das Margaridas. Desde o dia anterior, delegações vindas de todo o país estavam acampadas na Cidade das Margaridas, localizada a 5 km da Esplanada dos Ministérios. 

A Marcha, que é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura -Contag, conta com o apoio de inúmeras instituições e movimentos de mulheres. É considerada a maior mobilização organizada de mulheres do mundo.
Blog do Planalto

Governo decide extinguir fator previdenciário; mas não adota fórmula 85/95


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, pretende concluir até o fim de setembro uma proposta de substituição do fator previdenciário - mecanismo criado pelo governo Fernando Henrique, em 1999, cujo objetivo era incentivar o trabalhador a adiar a aposentadoria. Três alternativas estão em discussão: estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, elevar o prazo mínimo de contribuição e uma fórmula que contemple essas duas variáveis. 

O governo desistiu, no entanto, da fórmula 85/95, sob o argumento de que ela não fecha a conta (85 é a soma da idade com o tempo de contribuição para mulheres e 95 é a soma aplicada aos homens). A discussão caminha para a fórmula 95/105.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Emprego continua crescendo



Os números da geração de novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil divulgados nesta manhã de terça (16) pelo ministro Lupi revelaram que o país continua firme na escalada contra o desemprego.


Em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foi mantida a trajetória ascendente na expansão do emprego inaugurada em fevereiro de 2009.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo ponto eletrônico pode reduzir acidentes de trabalho e queixas trabalhistas


A regulamentação dos equipamentos de registro de ponto eletrônico, implantada há dois anos pelo Ministério do Trabalho e Emprego deve contribuir também para a redução dos casos de acidentes no trabalho.


É que com o registro eletrônico de entrada e saída do trabalhador, será possível verificar a ocorrência de excesso de jornada extenuante que pode culminar em acidentes.

Por outro lado, com a impossibilidade de fraude no sistema e a confiabilidade das informações sobre as marcações de ponto, a tendência é que se reduzam as queixas trabalhistas na justiça.
Blog do Trabalho

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

STF: regulamentação do aviso prévio decorre de omissão do Congresso


O anúncio de que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai regulamentar o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço expressa a omissão do Congresso Nacional. A afirmação é do presidente da Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, senador Paulo Paim (PT-RS), em audiência pública que discutiu o tema nesta segunda-feira (15/ago).
Na avaliação do senador, a morosidade do Parlamento abre espaço para que o Judiciário - ou o Executivo, por meio de medidas provisórias - decida a respeito de temas importantes para a sociedade.
Leia mais
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...